DESAFIOS DO DESIGN
Projeto em desenvolvimento, busca de parcerias e captação de recursos
O Espaço Israel Pinheiro, em articulação internacional com o Centro Nacional para Alfabetização Tecnológica do Museu de Ciências de Boston, pretende trazer para o Brasil um projeto para despertar o interesse de crianças pela engenharia e ciências.
Através de desafios de design (design challanges) o projeto convida as crianças a por a mão na massa (hands on) e desenvolver uma solução para um problema. Cada desafio proposto faz as crianças passarem por todo o processo de planejar, criar, testar e melhorar um protótipo que eles criam para resolver o desafio do dia.
O projeto é consagrado nos Estados Unidos, onde já teve mais de 450.000 visitantes desde 2003 com uma interação média de 20 minutos em atividades que são apresentadas às crianças. O programa Desafios de Design pode ser complementado com ensino teórico, com conteúdo extracurricular oferecido durante as visitas dos estudantes, conforme os programas Aventuras da Engenharia, para crianças de nível fundamental e o Engenharia Em Todo Lugar, para o nível médio.
A FIP pretende implantar um projeto piloto do projeto no Brasil, localizado no Espaço Israel Pinheiro, e articular para a replicação do mesmo em outras instituições.
O atendimento das crianças será feito por monitores treinados pelo Museu de Ciências de Boston, que adaptaria e traduziria as instalações Mãos na Massa e do conteúdo didático associado, sem custos para o Brasil.
Posteriormente, o projeto pode ser complementado com uma completa metodologia e experiência para expansão do conceito para atividades extracurriculares em escolas e outros museus e também para a atividades no currículo escolar, o que já ocorre nos EUA com o projeto Engenharia é Elementar.
Conheça o Museu de Ciências de Boston.